iTEC
  • Apresentação
  • Organização
  • Público-alvo
  • Programa
  • Inscrições
  • Localização
  • Sobre o iTEC
 

:: Apresentação

As instituições de Formação Inicial de Professores (FIP) enfrentam muitos desafios no seu objetivo de preparar os futuros professores para terem um papel essencial na melhoria da qualidade da educação em todos os níveis de ensino. A investigação mostra que as tecnologias digitais usadas nos programas de FIP em Portugal têm uma presença limitada e não são utilizadas de forma regular e sistemática numa perspetiva inovadora.

Este seminário nacional, realizado no âmbito do projeto iTEC, tem como objetivos:

.. partilhar e analisar os resultados do projeto iTEC;

.. discutir a integração dos resultados do projeto nos esforços dos formadores de professores para induzir a utilização das tecnologias digitais de formas inovadoras nos cursos de formação inicial tendo em vista a sala de aula do futuro.

 

 

 
 

:: Organização

João Filipe Matos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Ana Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

José Vitor Pedroso, Direção-geral da Educação - MEC

José Moura Carvalho, Direção-geral da Educação - MEC

Fernando Campos, Direção-geral da Educação - MEC

:: Apoio

Centro de Competência em Tecnologias e Inovação IEUL

 
 

:: Público-alvo

Este seminário destina-se a formadores de professores com responsabilidade, quer na realização de cursos de formação inicial, quer na sua planificação que desenvolvem a sua atividade em Universidades, Escolas Superiores de Educação ou outras instituições de formação no ensino superior em Portugal.

 

 

 

 

 

 
 

:: Programa

10:30 Sessão de Abertura

João Filipe Matos, IEULisboa, iTEC

10:45 Apresentação do projeto iTEC

Will Ellis, EUN, ITEC Manager

Josés Moura Carvalho, DGE-MEC, iTEC

11:15 Competências dos Professores para o Século XXI

Neuza Pedro, IEULisboa, iTEC

Ana Pedro, IEULisboa,. iTEC

 

12:00 The Challenge of Embedding Digital Technologies in Initial Teacher Education

Exemplos de atividades inovadoras na Formação Inicial de Professores com tecnologias digitais

Project 'The Flemish ICT development profile for teacher educator' 

Luk Vanlanduyt, EduBIT, Bélgica

Alan Lescur, University College Gent, Bélgica

   

13:00 Intervalo para Almoço

14:00 Cenários para a Sala de Aula do Futuro

Exemplos de implementação de cenários iTEC:

Vicência Maio, Escola Secundária André de Gouveia, Évora, Portugal

Sílvia Zuzarte, Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, Portugal

 

15:00 Discussão Aberta

O desafio da preparação de professores para explorar as tecnologias digitais no ensino na sala de aula do futuro.

16:45 Passos a dar em Direção à Sala de Aula do Futuro. Encerramento

João Filipe Matos, IEULisboa, iTEC

 

:: Inscrição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: Localização

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade

1649-013 Lisboa

 

 

 

 

Ver Instituto de Educaçãoo UL num mapa maior

 

:: Sobre o iTEC

ITEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) é um projeto de quatro anos, em larga escala, que se iniciou em Setembro de 2010. Reúne decisores políticos, investigadores, fornecedores de tecnologia, outros especialistas em tecnologia avançada de aprendizagem e professores inovadores, a fim de projetar, construir e testar de forma abrangente cenários de ensino e aprendizagem da sala de aula do futuro.

O objetivo principal é desenvolver cenários de aprendizagem na sala de aula do futuro que possam ser validados através de um piloto macro e, posteriormente, serem criados à escala.

Com 27 parceiros no projeto, incluindo 14 ministérios da Educação e um financiamento da Comissão Europeia, o ITEC está preparado para ser um projeto emblemático para a conceção da sala de aula do futuro.

O projeto iTEC já envolveu mais de 2000 salas de aula em 19 países europeus, tendo os resultados iniciais fornecido ja indicações para um modelo de implantação da tecnologia de apoio ao ensino e aprendizagem, a fim de orientar a elaboração de políticas para todas as escolas europeias.


Mais informações em: http://itec.eun.org/

 
Portugu?s (PT) English (EN)