Museu Virtual da Educação Cabo Verde

mvecv_projeto1

O Museu Virtual da Educação Cabo Verde pretende resgatar e valorizar a cultura escolar cabo-verdiana, durante a época da administração colonial e os primórdios da independência nacional.

Está estruturado por níveis de ensino: primário, liceal (Liceus da Praia e de Mindelo) e técnico e profissional. Cada uma destas secções organiza-se em três eixos temáticos: espaços e equipamentos; recursos didáticos e ensino-aprendizagem. O Museu apresenta, ainda, notas biográficas de educadores, exposições temáticas e documentos de arquivo sobre a história da educação em Cabo Verde.

Este espaço virtual – em atualização permanente – disponibiliza o património escolar e científico divulgado em teses, dissertações e publicações especializadas, bem como artefactos e documentos dos espólios da Associação para a Promoção do Património Educativo e Cultural de Cabo Verde, do Arquivo Histórico Nacional e dos estabelecimentos do ensino secundário históricos.

O Museu Virtual da Educação | Cabo Verde enquadra-se no Projeto Património Cultural e Educação em Cabo Verde: Preservar materiais, desvendar práticas, divulgar patrimónios, que conta com a colaboração científica de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A plataforma digital foi desenvolvido no Centro de Competências em Tecnologias e Inovação – C2TI, da referida Universidade. A sua construção só foi possível graças ao apoio financeiro concedido pelo Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais informação em: http://mvecv.ie.ulisboa.pt